Andréa de Paiva

Andréa de Paiva

 

É consultora na FGV Projetos (Fundação Getulio Vargas) desde 2014. Cordenadora-adjunta e professora do curso de Neurobusiness da FGV-IDE. Também é criadora e professora do curso Neurociência Aplicada a Ambientes e Criação na FAAP  (Fundação Armando Álvares Penteado).

 

Master of Arts (MA) em Arquitetura pela Middlesex University em Londres (2015), com foco em neurociência aplicada à arquitetura, e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2010).

 

Formação em teatro pelo Teatro-Escola Célia Helena (2008).

Certificada em Personal Coaching pela The Coaching Academy de Londres (2015) e em Design Thinking pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) de Boston (2017).

Co-autora do livro Triuno: Neurobusiness e Qualidade de Vida.

Criadora dos Jogos de Performance: modelo de jogo de negócios no qual atores treinados interagem com os jogadores simulando situações do cotidiano corporativo. O modelo já é utilizado com sucesso em cursos da FGV-IDE de São Paulo.

Sobre a autora...

Foi em 2013 que eu fui convidada pela primeira vez para falar de NeuroArquitetura. Eu já conhecia um pouco de neuromarketing, mas como a neuroarquitetura ainda era muito nova, não tinha tanto material disponível para pesquisar e aprender. Mas, percebendo o incrível potencial dessa área, eu fui atrás não apenas das aplicações diretas de neurociência para arquitetura (que ainda eram poucas as estudadas e divulgadas), mas também de outras aplicações, como em marketing, liderança, economia e educação. Ao estudar tantas aplicações diferentes da neurociência, fui conseguindo fazer uma ponte entre estas e a arquitetura. E assim, consegui material suficiente não só para falar em palestras sobre o tema, mas para escrever, em co-autoria, o Triuno: Neurobusiness e Qualidade de Vida.

 

Cada vez mais encantada pelo tema, fui para Londres fazer um mestrado em NeuroArquitetura. Lá, tive a chance de aprofundar os estudos nessa área e conhecer exemplos incríveis de aplicação da neuroarquitetura, como a fábrica de caminhões da Volvo em Gotemburgo, o Evelina´s Children Hospital e a Innocent Drinks em Londres.

Hoje eu sou coordenadora-adjunta do curso de Neurobusiness da FGV, no qual ministro a disciplina de NeuroArquitetura, entre outras, e também trabalho com consultoria. Quero compartilhar meu conhecimento tanto com os criadores dos espaços (arquitetos) como com seus usuários. O impacto que os ambientes que frequentamos podem ter no nosso bem estar e comportamento vai muito além do que o que a psicologia da arquitetura já falava há alguns anos atrás. Precisamos todos, criadores e usuários, entender o potencial da NeuroArquitetura, para que possamos criar edifícios e cidades melhores.

NeuroAU

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2018 by Andréa de Paiva