
NÚCLEO DE
ESTUDOS EM NEUROARQUITETURA
E PROJETOS SOCIAIS
O Núcleo de Estudos em Neuroarquitetura e Projetos Sociais (NENPS) é um grupo formado por nossos alunos e ex-alunos que se unem com o objetivo de desenvolver projetos de voluntariado em todo o mundo, aplicando os princípios da neuroarquitetura para promover um impacto social positivo.
O propósito desta iniciativa é oferecer aos participantes uma experiência prática na aplicação da neurociência ao ambiente construído, sob a supervisão de Andréa de Paiva, aprofundando seus conhecimentos na área.
A iniciativa já está em andamento com os seus primeiros projetos
Travessia Eco-Poá em São Paulo, Brazil
O primeiro projeto do programa de voluntariado no Brasil foca na revitalização urbana da Travessia Eco-Poá e do ponto de ônibus adjacente, ambos localizados em Taboão da Serra, São Paulo.
O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Taboão da Serra, a Casa do Adolescente e a Mamilos da Terra, e envolve a participação da comunidade local, que já utiliza o espaço esporadicamente para plantio e atividades diversas.
A revitalização da Travessia busca transformar a área para promover a sustentabilidade e a inclusão urbana, restaurar o bem-estar coletivo e o senso de pertencimento entre os moradores, trazendo vida, movimento e segurança a um local atualmente subutilizado.
Este projeto é um ponto de encontro que envolve 11 pessoas (alunos e ex-alunos da NeuroAU™) e conecta indivíduos de diferentes regiões e origens em torno de um propósito comum: usar o design e a neurociência aplicada à arquitetura para melhorar a vida das pessoas da região.
Parceria Local e Realização

%2012_15_44_8f949014.jpg)
Andréa Muscat
Permacultora, Arquiteta e Urbanista da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Taboão da Serra

%2010.jpg)
Carla Borges
Assistente social há 18 na Prefeitura de Taboao da Serra/SP, fundadora e diretora do Centro de Atenção a Saúde do Adolescente (C.A.S.A)


Mirian Steinberg
Ambientalista, Artivista com pesquisa de mestrado em Artes na UNESP e musicoterapeuta. Participa das pesquisas ABNT sobre Soluções baseadas na Natureza
Coordenação e Organização
Alunos e Ex-alunos envolvidos
Espaço Comunitário em Fumso Ketewa, Ghana
Em parceria com a Tropenbos Ghana e as comunidades locais, a primeira edição internacional do NENPS reúne alunos e ex-alunos da NeuroAU™ em um processo colaborativo para co-criar e construir um espaço comunitário piloto para atender Fumso Ketewa, Fumso Krobo e Atuam, localizados no distrito de Adansi Asokwa, na região de Ashanti.
Esta iniciativa fortalece os esforços contínuos de restauração florestal e agroflorestamento liderados pela Tropenbos Ghana e apoiados pelo Comitê de Gestão de Recursos Comunitários (CRMC), uma estrutura local confiável que mobiliza agricultores, mulheres e jovens para proteger e sustentar seus recursos naturais.
O projeto piloto concentra-se na transformação de um edifício ou área externa existente em um espaço multifuncional que apoia o treinamento de agricultores, reuniões de grupos de mulheres, atividades para jovens e encontros do CRMC. Ao integrar o design centrado no ser humano e baseado em evidências científicas com a sabedoria local, práticas culturais e formas tradicionais de organização da vida comunitária, o projeto visa aprimorar o conforto, o aprendizado, o bem-estar e a conexão social de uma maneira significativa e culturalmente fundamentada.
Fundamentado numa abordagem inclusiva e participativa, esta edição do NNESP promove a colaboração genuína, o sentimento de pertença ao local e a apropriação coletiva. Demonstra também como a neuroarquitetura e o design baseado na ciência podem contribuir para a sustentabilidade, a saúde cognitiva e a coesão comunitária num contexto rural do Gana.
Com o envolvimento de 25 estudantes e antigos alunos da NeuroAU™, o projeto irá gerar conhecimentos educativos, científicos e sociais significativos, oferecendo um modelo replicável para outras comunidades de restauração na região de Ashanti e noutras regiões.
Parceria Local e Realização
Kwame Sekyere
%2010.png)
Gerente de projetos na Tropenbos Ghana. Ele lidera projetos de restauração florestal e paisagística com foco na comunidade e trabalha em estreita colaboração com grupos locais para fortalecer a governança e melhorar os meios de subsistência. Possui mais de dez anos de experiência em conservação ambiental.
Organização sem fins lucrativos dedicada à gestão sustentável de florestas e paisagens. Atuando em Gana desde 2001, apoia a restauração de ecossistemas, a agricultura climática inteligente e o empoderamento comunitário por meio de pesquisa, treinamento e engajamento político.

Coordenação e Organização
Alunos e Ex-alunos envolvidos

Jasmina
Dragisic
Da Suíça
Arquiteta e Designer de Interiores, Especialista em Inclusão, Saúde Mental, Neurodiversidade e Assistência Médica

Katarina
Trapp
Da Finlândia, residente na Noruega
Arquitetura nas áreas da saúde, educação e residencial








%20-%20Adriana%20Yosimura_edited.png)















%20-%20alan%20pullman.jpg)
















