Sobre

Figura-Aspas-PNG_edited.png

​Foi em 2013 que a primeira vez que ouvi falar de NeuroArquitetura. Intrigada com as possibilidades que discussões sobre esse tema poderiam gerar, me dediquei a estudar o cérebro, o comportamento e suas interligações com o ambiente físico. Foi aí que surgiu o convite para co-escrever o livro Triuno: neurobusiness e qualidade de vida e que comecei a dar minhas primeiras palestras sobre esse tema. Cada vez mais envolvida com a NeuroArquitetura, fui para Londres fazer um mestrado no assunto.

Hoje eu sou professora e consultora de NeuroArquitetura e criei o curso Neurociência Aplicada a Ambientes e Criação na FAAP, que ao final deste ano completará 9 turmas.  Quero compartilhar conhecimento tanto com os criadores dos espaços  como com seus usuários. O impacto que os ambientes que frequentamos podem ter no nosso bem estar e comportamento vai muito além do que o que percebemos conscientemente. Precisamos todos, criadores e usuários, entender o potencial da NeuroArquitetura, para que possamos criar edifícios e cidades melhores.

Andréa de Paiva

Convenção Asbea 2017 NeuroArquitetura.jpg

O NeuroAU é um lugar criado para disseminar discussões sobre as possíveis conexões entre a ciência cognitiva e a arquitetura, o design e o urbanismo. Por meio de vídeos, artigos, webinars e cursos online nós compartilhamos conhecimentos com profissionais  do mundo todo.

Criado em 2018, atualmente o NeuroAU conta com mais de 28 mil seguidores no Instagram (@neuro_au); mais de 35 artigos publicados; e alunos de mais de 30 países diferentes certificados pelos cursos online oferecidos em inglês e português

Andréa de Paiva, especialista em NeuroArquitetura
  • LinkedIn - círculo cinza

Andréa de Paiva

é Master of Arts pela Middlesex University em Londres e arquiteta e urbanista pela USP (Universidade de São Paulo). Tentando unir pesquisa, educação e design em seu trabalho, seus interesses de pesquisa envolvem o campo interdisciplinar da ciência cognitiva aplicada à arquitetura e ao urbanismo, bem como a teoria da arquitetura, a fim de compreender melhor como o ambiente físico pode afetar os indivíduos e a sociedade. Os principais tópicos de sua pesquisa incluem efeitos de curto e longo prazo do ambiente físico; enriquecimento ambiental e plasticidade cerebral; como o espaço afeta a memorização de experiências; restauração cognitiva; e a experiência multissensorial do ambiente.

Andréa é coautora do livro Triuno: Neurobusiness e Qualidade de Vida. Além disso, ela é idealizadora do NeuroAU (neuroau.com) um espaço online que visa discutir e disseminar conhecimentos sobre as ligações entre a ciência cognitiva e arquitetura & urbanismo. O NeuroAU tem mais de 30 mil seguidores no Instagram (@neuro_au); mais de 35 artigos publicados em inglês e português; e participantes de mais de 30 países em cursos online nacionais e internacionais.

Andréa é membro do ACE (ANFA Center for Education da Academia de Neurociência para Arquitetura, grupo criado para discutir o ensino da neurociência para a arquitetura). Ela atua como professora de neurociência para arquitetura na FGV (Fundação Getulio Vargas) e na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Na FGV, ela ajudou a criar e coordenar cursos de neurociência aplicada a negócios. Na FAAP, ela criou o curso Neurociência Aplicada a Ambientes e Criação, do qual também é professora. Andréa também foi convidada para dar palestras e webinars na Varna Free University, na Bulgária;  
no Dubai Institute of Design and Innovation,  no Institute for Challenging Disorganization nos Estados Unidos, no SECOVI-SP, no SESC-SP, entre outros. Certificada  em Design Thinking pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) de Boston, ela também é palestrante  de temas relacionados à neurociência aplicada à arquitetura e ao urbanismo; ciência cognitiva e soft skills; design thinking; e viés inconsciente e lideranças femininas.

Andréa também é consultora de NeuroArquitetura, tendo prestado consultorias no Athié Wohnrath (um dos escritórios de arquitetura de maior sucesso do Brasil segundo a Forbes, 2016), onde se envolveu com a aplicação da NeuroArquitetura em diversos projetos escolares e corporativos.  Ela também foi consultora da FGV, o melhor think tank da América Latina segundo o Global Go To Think Tanks Index (2020).

NeuroAU pelo mundo

de onde vêm nossos alunos

NEUROAU NO MUNDO JAN 2022.001.jpeg

30 PAÍSES | 5 CONTINENTES 

ALEMANHA    ARÁBIA SAUDITA    ARGENTINA   AUSTRÁLIA   BRASIL.  CANADÁ   CHILE    CHINA    COLÔMBIA    COSTA DO MARFIM    DINAMARCA   EMIRADOS ÁRABES UNIDOS     EQUADOR   ESLOVÁQUIA     ESPANHA    ESTADOS UNIDOS   FILIPINAS   FRANÇA   HOLANDA    HONG KONG   ÍNDIA     ISRAEL    MEXICO    NORUEGA     PORTUGAL       PUERTO RICO    REINO UNIDO     REPÚBLICA DOMINICANA     SUÍÇA    TURQUIA    

É com muito orgulho que compartilhamos o mapa mostrando  nossos alunos espalhados pelo mundo. Em 2021, finalmente iniciamos nosso curso online em inglês para atender ao público internacional que vinha acessando nossos artigos e vídeos e pedindo mais conteúdo. Hoje nós já temos alunos de 30 países diferentes, desde estudantes até arquitetos, urbanistas, designers, neurocientistas, psicólogos, organizadores profissionais e educadores! É um enorme prazer compartilhar conteúdo sobre NeuroArquitetura e aprender junto com um público tão diverso.

 

Instituições parceiras

mb.png
Logo Neuro in Lab Preto.png