Sobre

Foi em 2013 que a primeira vez que ouvi falar de NeuroArquitetura. Intrigada com as possibilidades que discussões sobre esse tema poderiam gerar, me dediquei a estudar o cérebro, o comportamento e suas interligações com o ambiente físico. Foi aí que surgiu o convite para co-escrever o livro Triuno: neurobusiness e qualidade de vida e que comecei a dar minhas primeiras palestras sobre esse tema. Cada vez mais envolvida com a NeuroArquitetura, fui para Londres fazer um mestrado no assunto.
Hoje eu sou professora e consultora de NeuroArquitetura e criei o curso Neurociência Aplicada a Ambientes e Criação na FAAP, que ao final deste ano completará 9 turmas. Quero compartilhar conhecimento tanto com os criadores dos espaços como com seus usuários. O impacto que os ambientes que frequentamos podem ter no nosso bem estar e comportamento vai muito além do que o que percebemos conscientemente. Precisamos todos, criadores e usuários, entender o potencial da NeuroArquitetura, para que possamos criar edifícios e cidades melhores.
Andréa de Paiva

O NeuroAU é um lugar criado para disseminar discussões sobre as possíveis conexões entre a ciência cognitiva e a arquitetura, o design e o urbanismo. Por meio de vídeos, artigos, webinars e cursos online nós compartilhamos conhecimentos com profissionais do mundo todo.
Criado em 2018, atualmente o NeuroAU conta com mais de 28 mil seguidores no Instagram (@neuro_au); mais de 35 artigos publicados; e alunos de 26 países diferentes certificados pelos cursos online oferecidos em inglês e português.

Andréa de Paiva é Master of Arts pela Middlesex University em Londres e arquiteta e urbanista pela USP (Universidade de São Paulo). Tentando unir pesquisa, educação e design em seu trabalho, seus interesses de pesquisa envolvem o campo interdisciplinar da ciência cognitiva aplicada à arquitetura e ao urbanismo, bem como a teoria da arquitetura, a fim de compreender melhor como o ambiente físico pode afetar os indivíduos e a sociedade. Os principais tópicos de sua pesquisa incluem efeitos de curto e longo prazo do ambiente físico; enriquecimento ambiental e plasticidade cerebral; como o espaço afeta a memorização de experiências; restauração cognitiva; e a experiência multissensorial do ambiente.
Andréa é coautora do livro Triuno: Neurobusiness e Qualidade de Vida. Além disso, ela é idealizadora do NeuroAU (neuroau.com) um espaço online que visa discutir e disseminar conhecimentos sobre as ligações entre a ciência cognitiva e arquitetura & urbanismo. O NeuroAU tem mais de 30 mil seguidores no Instagram (@neuro_au); mais de 35 artigos publicados em inglês e português; e participantes de mais de 30 países em cursos online nacionais e internacionais.
Andréa é membro do ACE (ANFA Center for Education da Academia de Neurociência para Arquitetura, grupo criado para discutir o ensino da neurociência para a arquitetura). Ela atua como professora de neurociência para arquitetura na FGV (Fundação Getulio Vargas) e na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Na FGV, ela ajudou a criar e coordenar cursos de neurociência aplicada a negócios. Na FAAP, ela criou o curso Neurociência Aplicada a Ambientes e Criação, do qual também é professora. Andréa também foi convidada para dar palestras e webinars na Varna Free University, na Bulgária; no Dubai Institute of Design and Innovation, no Institute for Challenging Disorganization nos Estados Unidos, no SECOVI-SP, no SESC-SP, entre outros. Certificada em Design Thinking pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) de Boston, ela também é palestrante de temas relacionados à neurociência aplicada à arquitetura e ao urbanismo; ciência cognitiva e soft skills; design thinking; e viés inconsciente e lideranças femininas.
Andréa também é consultora de NeuroArquitetura, tendo prestado consultorias no Athié Wohnrath (um dos escritórios de arquitetura de maior sucesso do Brasil segundo a Forbes, 2016), onde se envolveu com a aplicação da NeuroArquitetura em diversos projetos escolares e corporativos. Ela também foi consultora da FGV, o melhor think tank da América Latina segundo o Global Go To Think Tanks Index (2020).
NeuroAU pelo mundo
de onde vêm nossos alunos

30 PAÍSES | 5 CONTINENTES
ALEMANHA ARÁBIA SAUDITA ARGENTINA AUSTRÁLIA BRASIL. CANADÁ CHILE CHINA COLÔMBIA COSTA DO MARFIM DINAMARCA EMIRADOS ÁRABES UNIDOS EQUADOR ESLOVÁQUIA ESPANHA ESTADOS UNIDOS FILIPINAS FRANÇA HOLANDA HONG KONG ÍNDIA ISRAEL MEXICO NORUEGA PORTUGAL PUERTO RICO REINO UNIDO REPÚBLICA DOMINICANA SUÍÇA TURQUIA